8.FENÔMENOS CLIMÁTICOS

Em geral, o tempo não varia muito: ele está sempre ensolarado, nublado, chuvoso ou com neve. Mas, às vezes, algumas partes do mundo enfrentam condições severas. Furacões, tornados e inundações causam grandes destruições e matam muitas pessoas.




Furacões: Um furacão começa como uma tempestade tropical comum. Então o calor do ar esquenta ainda mais. Quente e úmido, o ar sobe rapidamente, puxando mais ar. A rotação da Terra faz com que a tempestade gire ao redor de um centro, chamado olho. Quando o ar ascendente esfria, produz enorme nuvem de chuva.
 
Tornados: Menores, porém igualmente assustadores. Violentas tempestades rodopiantes, em forma de funil que descem de nuvens carregadas. Os maiores tem cerca de um quilometro de largura e seus ventos podem atingir uma grande velocidades. Felizmente, eles só duram alguns minutos.
Inundações: A chuva pesada que caísse durante um temporal costuma causar mais prejuízos do que o vento. As inundações avançam pelo solo, arrasando plantações, casas e até veículos. Grandes inundações são causadas também por ondas do mar, chamadas marés meteorológicas, atiradas à costa por um furacão que se aproxima. Às vezes, quando a chuva é muito intensa, o solo não consegue absorver a água depressa o suficiente, causando uma inundação repentina.
Deslizamentos: As chuvas torrenciais também podem provocar um enorme fluxo de lama ou terra, chamado deslizamento. Às vezes, o solo fica tão saturado que não consegue reter mais água. Se o solo saturado estiver num declive, a terra desmorona, arrastando tudo o que encontra pelo caminho


Secas: Cada parte do mundo recebe uma qualidade diferente de chuva. Mas, às vezes, numa região chove menos que o normal, ou não chove nada. Sem chuva suficiente, as pessoas e animais ficam sem água e as plantações não conseguem crescer, causando fome na região

Nenhum comentário:

Postar um comentário