2.O QUE É CLIMA?

No momento em que certas condições do tempo afetam uma região da Terra, constantemente recebem o nome de clima. Existem diversos tipos de clima no planeta. O clima afeta o tipo de planta que pode crescer em certa região. De acordo com o tipo de vegetação, o mundo pode ser dividido em grandes áreas. Essas regiões são chamadas de biomas. A vegetação também pode ser afetada pelo solo, as plantas podem indicar o clima de uma determinada região.
As plantas e animais são adaptados com o clima da região em que vivem. Por exemplo, os bisões da América do Norte tem uma grossa camada de pelos para se proteger da neve - os flocos de neve são formados quando a temperatura cai abaixo de zero - durante o rigoroso inverno.


Tipos de Clima





No mundo existem diversos tipos de clima:

Clima Equatorial: Com temperatura média de 25ºC, é caracterizado por períodos quentes e chuvosos durante quase todo o ano.



Clima Tropical: Possui variação de temperatura, sendo que o inverno é marcado por temperaturas médias acima dos 20ºC, com períodos de seca; e verão com temperatura média superior á 25º, com período de chuvas abundantes.


Clima Subtropical: Possui variação de temperatura, sendo que o verão é marcado por temperaturas entre 15 e 20ºC e o inverno marcado por temperaturas entre 0 a 10ºC.


Clima Desértico: Possui temperaturas médias entre 20ºC e 30ºC. É caracterizado por ser bastante seco.



Clima Temperado: Possui boa definição das estações do ano, porém sofre alteração em regiões próximas aos oceanos e mares que tem seu inverno menos rigoroso e verão mais ameno.
Clima Mediterrâneo: Possui temperaturas médias superiores a 25ºC com verão quente e seco e inverno chuvoso.


Clima Frio: Possui temperaturas médias negativas pelo fato do inverno ser mais longo e rigoroso. O verão ocorre em um período curto de forma amena.


Clima de Montanhas: Possui temperatura variável de acordo com a altitude, ou seja, quanto maior a altitude menor é a temperatura. Mesmo em regiões tropicais, o clima de montanha é predominante nesse relevo.

Clima Polar: Possui temperaturas abaixo de zero constantes. O inverno é longo, o verão muito seco e curto.








Clima semi-árido: Possui temperatura elevada com baixa umidade atmosférica.





Nenhum comentário:

Postar um comentário