7.Mudanças Climáticas

O termo Mudança do Clima, refere-se à variação do clima em escala global ou dos climas regionais da Terra ao longo do tempo. Estas variações dizem respeito a mudanças de temperatura, precipitação, nebulosidade e outros fenômenos climáticos em relação às médias históricas.
As mudanças climáticas são provocadas por fenômenos naturais ou por ações dos seres humanos. A respeito dos seres humanos, houve grande aumento significativo da poluição doa ar após a Revolução Industrial. Hoje em dia a poluição tem crescido bastante, pois tem aumentado, por exemplo, a quantidade de veículos nas ruas.
Os climatologistas verificaram que, nas últimas décadas, ocorreu um significativo aumento da temperatura mundial, fenômeno conhecido como aquecimento global. Este fenômeno, gerado pelo aumento da poluição do ar, tem provocado o derretimento de gelo das calotas polares e o aumento no nível de água dos oceanos. O processo de desertificação também tem aumentado nas últimas décadas em função das mudanças climáticas.


No caso do aquecimento global, o que tem prejudicado muito o nosso planeta, favorecendo o aquecimento, é a grande quantidade de dióxido de carbono sendo liberada na atmosfera. Com o aquecimento global geleiras estão derretendo, fazendo assim o aumento do nível do mar e animais estão morrendo, como os ursos polares. Como geleiras estão aos poucos estão derretendo, pelo grande calor, cidades serão inundadas e insetos antes incapazes de sobreviver em regiões mais, com o aquecimento poderão desenvolver-se nos locais. As variações climáticas extremas, como as secas e as inundações causadas pelo aquecimento global, podem criar condições para epidemias de doenças entre animais e seres humanos.



O Brasil tem desafios bastante peculiares, sobretudo relacionados ao desmatamento e ao gás metano proveniente da ação dos ruminantes (bovinos, búfalos, cabras e ovelhas). O metano tem capacidade de aquecer a atmosfera até 26 vezes mais do que a do carbono. A queima de combustíveis fósseis nos diferentes setores e o uso da terra (principalmente o desmatamento de florestas tropicais) – responsáveis pelo lançamento na atmosfera de gases de efeito estufa– são apontados como as duas principais contribuições humanas para a intensificação das mudanças do clima, o que faz urgente o debate sobre o redirecionamento da agenda de desenvolvimento das nações.

Como mais um conseqüência a temperatura superficial e atmosférica está aumentando; há elevação na quantidade de vapor de água na atmosfera; crescem a intensidade de precipitação pluvial em regiões temperadas e a intensidade de furacões; decrescem a freqüência e a intensidade de períodos de seca. Os impactos decorrentes das mudanças climáticas deverão provocar alterações na quantidade e na qualidade dos recursos hídricos. Em relação à quantidade, estudos realizados demonstram que a demanda por água tende a aumentar enquanto a disponibilidade hídrica tende a diminuir, principalmente nas regiões de baixas latitudes, como é caso do semi-árido brasileiro. Com o derretimento de geleiras e a inundação o esgoto corre grande risco de se misturar também, trazendo doenças.
È muito importante que paremos de emitir muitos gases como metano, que paremos de queimar floresta, temos que utilizar alternativas energéticas como a energia eólica, utilizar como combustível o álcool, andar mais a pé ou de bicicleta, mais apesar de tudo não tem como conter a natureza, apenas retardar o que acontecerá.



Nenhum comentário:

Postar um comentário