6.FATORES CLIMÁTICOS

Os fatores climáticos são os elementos naturais e humanos capazes de influenciar as características ou a dinâmica de um ou mais tipos de climas.São eles:

Latitude: Distância de um determinado ponto na Terra ao Equador. Quanto mais distante do Equador, menor a incidência de luz solar e, portanto, menor a temperatura;
Altitude: Altura em referência ao nível do mar. Quanto maior a altitude, menor a temperatura. Isso ocorre porque, à medida que ganhamos altitude, o ar se torna mais rarefeito, ou seja, com menor concentração de gases e umidade. Isso leva a uma menor retenção de calor na área.
Além disso, quanto maior a altitude, menor a pressão atmosférica. Isso porque, quando um corpo ganha altitude, a quantidade de ar sobre ele torna-se menor. Quanto menor a quantidade de ar, menor a força exercida, ou seja, menor a pressão. ;
Massas de ar: Grandes blocos de ar que apresentam características particulares de temperatura, pressão e umidade da região onde se originaram. As massas de ar se deslocam pela atmosfera, e podem, portanto, mudarem suas características.
Por exemplo: Quando um grande volume de ar fica muito tempo próximo dos pólos, forma uma massa de ar fria e seca. Se, ao se deslocar, essa massa de ar ficar muito tempo sobre regiões tropicais ou equatoriais, ficará quente e úmida.
O encontro de duas massas, uma fria e seca (polar) e outra quente e úmida (tropical ou equatorial), é chamada de frente. A frente é quente quando o ar quente predomina e afasta o ar frio. A frente é fria quando ocorre o contrário. As frentes geram uma área de instabilidade e provocam chuvas;
Continentalidade/Maritimidade: A distribuição de massas líquidas (oceanos) e sólidas (continentes) influencia a temperatura. Isso porque a água demora a se aquecer, enquanto as rochas se aquecem rapidamente. Por outro lado, ao contrário das rochas, a água demora a irradiar a energia absorvida. Por isso, as áreas situadas no interior dos continentes têm amplitudes térmicas diárias expressivas, bem maiores do que as áreas próximas do mar.
As terras do Hemisfério Norte têm uma quantidade maior de terras emersas. Baseando-se na continentalidade, isso explica porque os invernos são rigorosos e os verões são extremamente quentes, ou seja, a amplitude térmica anual é enorme;
Correntes Marítimas: Massas de água que circulam pelo oceano. Tem suas próprias condições de temperatura, pressão e salinidade, exercendo grande influência no clima. Elas são conduzidas por fatores como os ventos, o movimento de rotação da Terra e as diferenças de salinidade e temperatura das águas.
As correntes podem ser quentes ou frias. As quentes formam-se nas áreas equatoriais e deslocam-se para as regiões frias. As frias formam-se nas áreas polares, deslocando-se para as regiões quentes. Essa é a melhor forma de distribuir o calor na Terra.
Relevo: Além de estar associada à altitude, a topografia pode facilitar ou dificultar a circulação das massas de ar, influenciando na temperatura.
No Brasil, as serras no Centro-Sul formam uma “passagem” que facilita a circulação da mPa e dificulta a da mTa;
Vegetação: As plantas impedem a incidência direta dos raios solares na superfície, amenizando o aquecimento.
Além disso, elas retiram umidade do solo e transferem para a atmosfera, através da evapotranspiração.

Nenhum comentário:

Postar um comentário