9.FENÔMENOS

Massas de ar:



O Sol e os oceanos aquecem mais alguns lugares do que outros, por isso nesses lugares o ar fica mais úmido ou mais quente. Grandes massas desse ar quente e úmido se deslocam todo o tempo, fazendo com que o tempo mude nos lugares. Se elas não espalhassem o calor do Sol, os lugares quentes ficariam mais quentes e os lugares frios congelariam. Na verdade, não haveria vida alguma na Terra.
 
 
Vento:



Existem toneladas de ar na atmosfera. Quando o sol ou os oceanos aquecem o ar, eles causam variações na pressão atmosférica. Isso faz com que as massas de ar se movam, produzindo o vento. A pressão atmosférica não nos esmaga, graças a pressão do ar no interior de nossos corpos.





Brisa Marítima – No verão, uma brisa fria sopra do mar para a praia. Isso se deve ao fato que a Terra fica mais quente do que o mar e, à medida que o ar quente sobe o ar frio do mar ocupa seu lugar.

Ventos Predominantes- São ventos que costumam soprar sempre na mesma direção. Os ventos alísios sopram do Leste para o Oeste no oceano Atlântico.
 
Rotação:



Os ventos se movem de uma determinada maneira ao redor do globo. O ar quente perto do Equador esquenta, sobe e se desloca em direção aos pólos. O ar frio dos pólos se desloca em direção ao Equador. É um exemplo de convecção em ação. Porém a rotação d a Terra faz com que essas massas de ar se curvem e girem também. O ventos giram do sentido horário no hemisfério Norte e no sentido anti-horário no hemisfério Sul, conhecido como Efeito Coriolis.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário